Como abrir Conta Digital em Banco

Atire a primeira pedra quem nunca teve problema com um banco! Por muito tempo, os serviços bancários foram sinônimos de grandes filas e muita burocracia. Desde a abertura de conta até um saque de dinheiro, o cliente poderia ter que esperar bastante tempo para ter suas transações realizadas. Felizmente, a tecnologia tem melhorado o serviço que é tão essencial para os cidadãos. O primeiro passo foi o caixa eletrônico, onde podem ser feitos saques e depósitos, pagamento de contas, entre outras ações.

Mas, as facilidades do banco na era digital não pararam por aí. Há alguns anos os serviços de internet banking possibilitam que quase todas as transações bancárias sejam realizadas pelo site ou aplicativo de bancos com a total segurança. Recentemente, uma novidade tornou a relação entre bancos e internet ainda mais otimizada. As contas digitais permitem que o cliente gaste menos utilizando meios mais rápidos. Confira algumas características dessa nova modalidade de conta.

conta digital em banco

O que é a conta digital e como ela funciona?

A conta digital é uma modalidade de conta bancária em que o cliente pode realizar suas transações apenas por meios virtuais. Para quem costuma utilizar internet banking e caixa eletrônico, a conta é uma forma de economizar unindo o útil ao agradável. O principal diferencial na conta digital é o preço: o cliente fica isento de taxas, pois opta pelo atendimento apenas eletrônico. No entanto, as transações como depósitos, saques, extratos e pagamentos podem ser realizadas normalmente por meio de sites, aplicativos e caixas eletrônicos.

Bancos disponíveis

Atualmente, entre os principais bancos brasileiros, apenas três oferecem a opção da conta digital. São eles o Banco do Brasil, o Bradesco, Caixa e o Itaú Unibanco. No entanto, dois bancos menores – o Intermedium (Minas Gerais) e o Original – também oferecem a opção totalmente online. Entre os citados, todos oferecem saques, extratos e transferências ilimitadas. Com exceção do Bradesco, que oferece apenas o cartão de débito, os outros bancos trabalham com o cartão múltiplo de crédito e débito para os clientes da conta digital. Se você trabalha com talão de cheque, certifique-se antes de pedir. O serviço é cobrado pela maioria dos bancos que possuem a conta digital, com exceção do Intermedium, que não fornece talões de cheque para clientes dessa modalidade de conta.

Como fazer a conta digital?

Para abrir a conta digital é necessário ter em mãos documentos pessoais, como o RG e o CPF, bem como um comprovante de renda e um comprovante de residência. No Banco do Brasil, Itaú Unibanco e Bradesco, a abertura da conta deve ser realizada pessoalmente em uma das agências da empresa. Já no Intermedium a conta deve ser aberta pela internet.

Vantagens e desvantagens

Sem dúvidas, a conta digital é direcionada para um público que já utiliza os meios eletrônicos para realizar suas transações bancárias. Além de ser mais econômico, você tem acesso mais rápido e prático ao atendimento. No entanto, se o cliente prefere realizar suas transações no caixa, é aconselhável seguir com a conta tradicional, que lhe dá acesso a atendimento personalizado e pessoalmente nas agências.

Add Comment