Simular Financiamento

Cancelamento do Crédito Consignado para Aposentados e Pensionistas

Aposentados e Pensionistas que possuem crédito consignado (empréstimo com débito em conta bancária) podem cancelar os descontos dos créditos caso entendam que haja cobrança abusiva, ou caso tenham algum desacordo com o a financiadora.

O pedido pode ser feito em qualquer agência da Previdência Social, que irá analisar com detalhes como estão sendo feitos os pagamentos das parcelas. O pedido de bloqueio pode ser feito mesmo se os valores já foram pagos, pedindo desta forma o reembolso dos valores, desde que haja comprovação de não autorização do empréstimo por meio do aposentado.

Como pedir o bloqueio do crédito ao INSS

O segurado do INSS que deseja bloquear o crédito consignado, deverá preencher e assinar o requerimento de suspenção do empréstimo na Agência da Previdência, informando os dados pessoais, número do Benefício do INSS e motivo do cancelamento do desconto e informações bancárias do crédito consignado.

O aposentado ou pensionista que se sentir prejudicado de alguma forma pelo empréstimo, ou caso tenha acontecido descumprimento do contrato por parte da instituição financeira, poderá acionar a Previdência Social por meio do site previdência.gov.br ou pelo telefone 135.

credito-consignado-aposentado

Quando é possível cancelar o empréstimo

É possível cancelar os descontos nos pagamentos do INSS dos segurados, nos seguintes casos:

  • Quando o aposentado não tenha contratado o crédito consignado ou não tenha conhecimento do serviço
  • Quando o financiamento já foi pago, mas as parcelas continuam sendo cobradas de forma indevida
  • Se o empréstimo não foi liberado, diante do pagamento das parcelas
  • Quando as taxas do empréstimo não estão de acordo com o contrato assinado

Depois do envio do requerimento de cancelamento do desconto junto ao INSS, as instituições financeiras tem até 10 dias úteis para responder a solicitação do segurado. Caso seja comprovado erros na concessão do empréstimo, a instituição deverá devolver o valor com correção pela Selic para o segurado em até dois dias úteis. Faça a simulação de empréstimo

Taxa básica de juros

É preciso lembrar sempre que para o empréstimo pessoal para aposentados do INSS, de acordo com o Banco Central a taxa máxima de juros que pode ser cobrada é de 2,34% ao mês. Para empréstimos com cartão de crédito a taxa máxima é de 3,36%.

Dica: Verifique o extrato do INSS

O crédito consignado é descontado diretamente na folha de pagamentos do segurado, o que o impede de não efetuar o pagamento mês a mês. Portanto é importante que haja um planejamento financeiro, de forma a evitar comprometimento do valor total da renda. Acompanhe o extrato do INSS para identificar os pagamentos e descontos da sua conta como aposentado ou pensionista.

Dicas de bancos para financiar mais veículos

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *